Enquadramento dos Direitos dos Pobres – Cooperação Transnacional entre os Atores das Sociedades Civis de Portugal e do Brasil

Projecto de Britta Baumgarten (01.07.2011-30.06.2014)

Resumo
A pobreza é uma das grandes preocupações das sociedades modernas e muitos atores intervêm em atividades em nome dos pobres. Este projeto concentra-se na cooperação entre os atores da sociedade civil que promovem direitos sociais em nome dos pobres em Portugal e no Brasil numa perspetiva transnacional e de longo prazo. As políticas relativas aos direitos dos pobres dependem, em grande medida, das políticas nacionais e da cooperação ao nível global. A interação do que é global e do que é nacional (respetivamente, o nível local) é interessante no que se refere à questão da cooperação transnacional: diversos atores integrados em diferentes contextos nacionais e, simultaneamente, num campo de experiências comuns têm de procurar constantemente uma definição comum da situação para poderem cooperar. A principal questão a investigar neste projeto é “Como é que diferentes conceitos sobre a pobreza e os pobres, diferentes campos de atores e outras especificidades nacionais afetam a cooperação entre os atores da sociedade civil e como eles evoluem com o tempo”.

Empiricamente, o estudo dá uma perspetiva mais profunda da cooperação dos atores da sociedade civil em nome dos pobres, sublinhando especificamente os contextos culturais e institucionais. Ao nível teórico, pretende contribuir para a investigação sobre o funcionamento de uma sociedade civil transnacional.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.