Workshop “Protestos e Movimentos Sociais Contemporâneos em Portugal” CIES-IUL, Lisboa, 20-21 de Fevereiro de 2013

Manifestação 29 de Septembro, Lisboa

Os protestos ‘Geração à Rasca’ (Março de 2011) e ‘Que se lixe a Troika!’ (Setembro de 2012) representam duas iniciativas importantes em termos de mobilização e participação dos cidadãos portugueses. O evento de 12 de Março marca também o início de transformações importantes na estrutura organizacional dos modos de mobilização e contestação da sociedade portuguesa. Uma das mudanças importantes tem-se traduzido na emergência de protestos organizados sob a iniciativa de activistas da sociedade civil e independentes da acção sindical e partidária.
Este novo ciclo de protestos tem sido também acompanhado pela emergência de novos projectos de investigação sobre a temática. Assim, o presente Workshop pretende reunir os seus contributos e proporcionar o debate conjunto dos resultados de pesquisa alcançados.

A ideia deste workshop é de discutir textos escritos pelos participantes. No Workshop haverá apenas uma breve introdução sobre os textos (5 min.) que devem ser lidos antes do workshop e que em seguida, serão discutidos pelos participantes. As comunicações serão enviadas para os participantes uma semana antes do workshop e deverão ser lidas por todos.

Organização:
Britta Baumgarten, CIES, ISCTE-IUL
Cristina Nunes, CIES, ISCTE-IUL


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.